29 de jul. de 2013

#EUconheciviajando - Serra do Mar - PR, Brasil

Essa semana usuários do Instagram compartilham com a gente o passeio de trem que fizeram pela Serra do Mar, entre a cidade de Curitiba e Morretes.

01: Vista da ponte São João - @alice_apolonio
02: Paisagem durante o passeio - @julischwartz
03: Dentro do vagão - @barb_rome
04: Estrada de ferro entre as montanhas - @adonaif

viagem-ferias-curitiba-parana

Inaugurada em 1885, a ferrovia, com 110 km de extensão, foi construída para estreitar a relação entre as cidades do litoral paranaense e a capital do estado, com vistas ao desenvolvimento social do litoral. Além disso, era imprescindível ligar o Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil, para que se desse vazão à produção de grãos dos estados e garantir apoio ao desenvolvimento econômico da região.

Hoje as atividades da ferrovia se dividem entre o passeio turístico e o transporte de cereais e minerais, uma vez que desemboca no importante Porto de Paranaguá. 

O passeio de trem a Serra do Mar é o segundo roteiro turístico mais visitado do Paraná, depois das Cataratas de Foz do Iguaçu. A viagem começa tranquila, atravessando diversas cidades que cercam Curitiba. Por todo o percurso é possível ver muitas araucárias, árvore símbolo da região e a paisagem de todo o percurso é digna de cartão postal.

Entre os pontos altos estão a Represa de Cangaíba, as ruínas das antigas estações, os canyons, a cachoeira Véu da Noiva, o Pico do Marumbi e a ponte São João toda construída em aço, que nos dá a sensação de estar sobrevoando por um grande abismo. Foi a primeira obra com essas características a ser construída no mundo.

A viagem leva aproximadamente três horas. O trem faz a descida em velocidade reduzida, permitindo que os turistas consigam registrar tudo com detalhes. É possível fazer o caminho de volta com o trem, mas há também a opção de subir com as vans que de hora em hora levam os turistas de volta a Curitiba.

O passeio pode ser feito em vagões econômicos, turísticos ou executivos ou nas litorinas. O interessante dos vagões mais caros é que o passageiro recebe guias impressos e tem a companhia de um guia turísticos que relata os pontos mais importantes do passeio, fora as cadeiras que são mais confortáveis.

Dicas:
  • Tente sentar do lado esquerdo do trem, pois é ali que se tem a vista mais bonita de todo o passeio.
  • Compre a passagem com pelo menos 3 dias antes, porque a probabilidade de não ter mais vagão livre (pelo menos na classe econômica) é grande.

Para obter informações sobre valores, horários de saída do trem, acesse o site da Serra Verde Express.

Nenhum comentário:

Postar um comentário