25 de jul. de 2013

Gastronomia: Fondue, um prato suiço perfeito para os dias frios

viagem-ferias-gastronomia-fondue
Foto: Restaurante La Caceria

Nesse inverno, nada melhor do que um bom fondue, não é mesmo?

Esse prato de origem Suiça, foi criado depois de uma super produção de queijos na região dos Alpes, onde os povos que lá habitavam se viram na necessidade de estocar o excesso durante os períodos mais frios. 

Surgiu, então, a idéia de derreter o que estava sobrando e, para conservar, adicionar bebida alcoólica, que tanto poderia ser vinho ou aguardente – no caso, o kirsch – proporcionando estocá-los em blocos por longos períodos, pois seria necessário apenas derretê-los de novo para o consumo. Vem daí o nome fondue, que significa ‘fundida’, ou ‘derretida’, na língua francesa.

Mas a fondue (sim, a palavra é feminina) só ganhou fama na década de 50, graças ao chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suisse em Nova York, que passou a preparar novos sabores do prato, inclusive o fondue de chocolate.

Hoje em dia, muitos restaurantes inovam em seu cardápio, como é o caso do restaurante La Caceria no Hotel Casa da Montanha na cidade de Gramado (Rio Grande do Sul), que serve aos seus clientes "Fondue de Caças", que são cortes selecionados de carnes de caças (jacaré, coelho, etc) com molhos especiais e nobres. 

Pela inovação, vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário