Foto: Carol Santini |
Em meados da década de 1940, os redentoristas, perceberam a necessidade de construir um novo templo para veneração e devoção do povo para com Nossa Senhora da Conceição Aparecida: era preciso um espaço mais amplo, que comportasse mais pessoas. Dessa necessidade, surgiu a idéia de se construir não uma qualquer igreja maior, mas uma basílica.
Depois do projeto aceito, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi construída na cidade de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo. Foi solenemente sagrada em 4 de julho de 1980, por João Paulo III quando ele visitou o Brasil pela primeira vez.
Além de ser um dos principais destinos turísticos do estado, é o segundo maior templo católico do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano.
O cartão-postal é a Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida, inaugurado em 1955 e visitada pelo papa Bento 16 em 2007 e agora em 2013 pelo papa Francisco. Construída em forma de cruz, toda em tijolo à vista, tem capacidade para 45 mil pessoas e é visível da via Dutra, estrada que liga São Paulo ao Rio.
Além da imagem de Nossa Senhora, o espaço abriga ainda um museu sacro, um mirante a Sala das Promessas. Já a Basílica Velha, erguida em 1888, tem estilo barroco. Uma passarela de quase 400 metros liga os dois templos e vista panorâmica da cidade e do santuário novo.
O movimento intenso não se restringe ao feriado de 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil, quando mais de 200 mil romeiros visitam a cidade para ver a imagem da santa, encontrada por pescadores em 1717. Os hotéis da região ficam lotados também nos finais de semana comuns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário