Foto: Su-Lin |
A pizza, é atualmente um elemento fundamental da gastronomia italiana, mas este saboroso prato não nasceu na Itália, como muitos imaginam. A história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.
Os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão de Abraão". Os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.
No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis.
Conta-se que a pizza foi amplamente difundida em meados do século XIX, em 1889, graças à habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, a quem ele homenageia ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.
A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época. Chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos e foi no Brás, bairro paulistano, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil.
Hoje em dia, existem milhares de pizzarias boas espalhadas pelo mundo, mas talvez pela fama de ser a cidade berço da pizza, ou pelo menos do sabor margherita, é o que faz de Nápoles, na Itália, o melhor lugar do mundo para se comer uma boa pizza*.
*A foto acima é a pizza margherita do restaurante L’Antica Pizzaria Da Michele, e considerada por muitos a melhor da cidade. Inclusive foi lá que Julia Roberts gravou uma das cenas do filme “Comer, Rezar e Amar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário