26 de jun. de 2013

Monumento dos Afogados: Símbolo de Punta del Este, Uruguai

viagem-ferias-uruguai-punta
Foto: Camille Etchart


Quem diria que um dos pontos turísticos mais famosos do Uruguai iria representar tão bem a semifinal da Copa das Confederações de 2013. Um Uruguai enterrado por Fred, Neymar e companhia.

Não, brincadeiras a parte, esse é o Monumento dos Afogados (Monumento al Ahogado), uma escultura de cinco dedos parcialmente enterrados na areia, localizada na Praia Brava em Punta del Este, um dos mais populares balneários da América do Sul.

Pode se chamar também de escultura dos dedos ou das mãos, e foi construída em fevereiro de 1982, quando o artista plástico chileno Mario Irrazábal chegou ao país convidado pela prefeitura de Maldonado. 

Durante todo esse mês a praia transformou-se numa oficina ao ar livre, onde 9 artistas de diferentes paises trabalharam. Irrazábal chegou com a sua maquete de plástico e teve que improvisar o resto da obra. Tardou seis dias em completá-la. Com a ajuda de um soldador e de umas barras de aço criou os dedos.

A mão transformou-se em um dos símbolos de Punta del Este e foi o modelo inicial para criar outras obras, que hoje são exibidas em vários países. Mãos similares e do mesmo autor podem-se ver na Espanha *1987, no Deserto de Atacama *1992, e na Veneza *1995. A mão significa a presença do Homem na Natureza, o Homem surgindo à Vida. 

Fonte: http://www.puntadeleste.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário