11 de jun. de 2013

Estátua criada em tributo a John Lennon por um mundo sem violência

viagem-ferias-malmo-suecia
Foto: Carol Santini

A estátua chamada “Não-Violência” (non-violence) foi criada em 1980 pelo artista sueco Carl Fredrik Reuterswärd em homenagem a John Lennon depois que ele foi morto a tiros fora de sua casa em Nova York. Depois do ocorrido, Yoko Ono pediu-lhe para criar um tributo a John que mostrasse de alguma forma sua visão de um mundo mais pacífico. 
Reuterswärd criou muitas variações da peça, sendo a mais famosa instalada em 1985, em Malmo na Suécia (foto acima). Esta é uma versão em bronze de um revólver de calibre 45, na qual o tambor está ligado a um nó. A arma está engatilhada, mas o nó impede qualquer execução.
Réplicas da escultura foram instalados em vários países, desde então, incluindo uma em Manhattan, em razão da ONU (Organização das Nações Unidas), a qual tem como um de seus principais objetivos terminar com a violência no mundo.
Desse tributo foi criado um projeto sem fins lucrativos com o mesmo nome da obra - “Sem-Violência” (non-violence), para educar, motivar e envolver os jovens numa ação positiva pela paz. O site do projeto é: http://www.nonviolence.com
Bem que poderiam mandar umas estátuas dessas para espalharmos aqui no Brasil ne ? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário