19 de jun. de 2013

Monte Saint-Michel: Terceiro ponto turístico mais visitado da França

viagem-ferias-normandia-frança
Foto: Magno Santana

O Monte Saint-Michel é um ilhote rochoso na foz do Rio Couesnon, na Ilha da Mancha, situado a sudoeste da região da Baixa Normandia - França, onde foi construído uma abadia e um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. 

A arquitetura do Monte e sua baía fazem dele o terceiro ponto turístico mais visitado da França (atrás da torre Eiffel e do castelo de Versalhes), com cerca de 3,5 milhões de visitantes por ano, e é um Patrimônio mundial da Unesco. 

Foi erguido no centro de uma imensa baía invadida pelas maiores marés da Europa. São impressionantes as marés na baía do Monte Saint-Michel: de uma amplitude de cerca de 13 metros nos dias de coeficiente alto, o mar retira-se em alta velocidade por cerca de 10 kms, mas volta com a mesma rapidez. Quem quiser ver o local completamente ilhado, deverá se informar sobre as datas das grandes marés da região. 

O lugar conta com grande número de casas classificadas como monumentos históricos, pequenos museus locais e comércio turístico. Os  visitantes  podem seguir o caminho de contorno, assinalado por pequenos jardins protegidos, e ali admirar uma magnífica vista do litoral, sem falar da degustação das especialidades locais, como o cordeiro de prado salgado ou a omelete da Mère Poulard, que ali abriu seu albergue em 1888. O melhor lugar para se hospedar na região é na cidade vizinha de Saint Malô, a meia hora de carro de Saint Michel. 

É difícil escolher adjetivos para descrever bem este lugar. Mont Saint Michel não é somente um pedaço da Europa medieval que sobreviveu, mas é também um monumento de fé, construído num local de beleza única e dramática. Uma visita para se lembrar sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário