Foto: Priscila Ogata |
O Parque Nacional de Pilanesberg, também conhecido como Pilanesberg Game Reserve, é o quarto maior parque da África do Sul e um dos principais locais para observação de animais no país. É formado por uma grande reserva natural de 500 km quadrados, situada sobre a cratera de um vulcão que ali existiu há 1,2 bilhões de anos. É também o lar de 220 elefantes, 60 leões, 50 hipopótamos, mais de 30 leopardos, e por aí vai.
Entre os animais, é possível encontrar os chamados “Big Five“, termo utilizado para designar os cinco animais mais difíceis de se caçar a pé: o leão, o elefante africano, o búlafo africano, o leopardo e o rinoceronte. Entre dezenas de outros animais que habitam o local, destacam-se: hienas, girafas, zebras, hipopótamos, crocodilos, cães selvagems (wild dogs), gnus (wildebeest), búfalos, impalas, avestruzes, babuínos, macacos e também cabras-de-leque, animal conhecido localmente como springbok e que é um dos símbolos do país.
Guia e passageiros não sossegam até o primeiro big five dar o ar da graça: é uma manada de elefantes cruzando a estrada, como visto na foto acima. Uma bela aparição, com pompa e capricho.
O Parque Nacional de Pilanesberg é um dos mais conhecidos da África do Sul e está a apenas 2 horas de carro de Johanesburgo. Ao seu redor, existem lodges (espécie de loja/alojamento) que oferecem safáris guiados e uma boa estrutura de serviços. Os safáris no parque podem ser guiados ou realizados por conta própria em carro alugado.
Para quem se hospeda nos lodges do Parque, é possível também fazer safáris noturnos, onde se observa com mais facilidade os leões e outros felinos de atividade noturna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário