13 de jun. de 2013

Incríveis esculturas em tamanho natural no mar do Caribe, México

ferias-viagens-cancun-mexico
Fotos: Jaison deCaires Taylor


Foi juntando arte e água que o artista inglês Jaison deCaires Taylor transformou o cimento marinho em esculturas em tamanho natural que, mais tarde, foram colocadas no fundo do mar, no que se pode chamar de “galerias de arte submarinas”. A mais recente exposição do artista foi desenvolvida nas águas de Cancun, a qual se Chama: A Evolução Silenciosa. São 400 esculturas, numa área de 420m2: homens, mulheres e crianças – seres humanos com impressionantes e belíssimas feições faciais. Taylor criou o que ele chama de um museu de arte submarino. 

O projeto é uma iniciativa conjunta entre o artista, o Parque Nacional Marinho e a Associação Náutica de Cancun.

Mas qual o principal objetivo do escultor? As esculturas estão se transformando em recifes artificiais no fundo do mar. O Parque Nacional Marinho de Cancun, Isla Mujeres e Punta Nizuc, por exemplo, já estava em processo de degradação devido ao enorme fluxo de turistas – aproximadamente 750 mil por ano. 


Essa é a região mais visitada por turistas no México. Com a nova área de mergulho, ao redor da instalação A Evolução Silenciosa, o parque nacional caribenho poderá ser poupado e com o tempo, regenerar a vida marinha, já bastante fragilizada. O cimento utilizado nas esculturas é o ideal para o crescimento de coral. “Minha ideia é criar um gigantesco recife artificial que se torne o novo habitat de milhares de espécies marinhas”. 

Esse é o quarto projeto do escultor-mergulhador em Cancun, mas sem dúvida nenhuma, o maior deles.

Fonte: Planeta Sustentável


Um comentário: