29 de mai. de 2013

Salar de Uyuni - Maior deserto de sal do mundo na Bolívia

viagem-ferias-bolivia
Foto: Caters New Agency | Luca Galuzzi


O maior deserto de sal do mundo se encontra na Bolívia, localizado no departamento de Potosi. É o Salar de Uyuni - um lugar impressionante pela sua beleza, uma experiência de outro mundo que tem que ser visto para ser acreditado.

Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10000 milhões de toneladas de sal, e além da extração para uso comercial é um importante destino turístico. Seus principais pontos de visitação são o hotel de sal, desativado, e a Ilha do Pescado, com suas formações de recife e os cactos de até 10 metros de altura. Os flamingos também são lindos de se ver e são um dos poucos animais que vivem nessas áreas.

Este lugar é imenso. Trata-se mais de 12.000 quilômetros quadrados de área, para se ter uma ideia, o deserto é 25 vezes maior do que os mais famosos Bonneville Salt Flats, nos Estados Unidos.

De longe as salinas parece um enorme mar branco, parece algo saído de um filme de ficção científica. Quando há chuva - como há ocasionalmente, mesmo nesta altitude - algo mágico acontece, as salinas se tornam um espelho do céu. Por essa razão, faz com que ele seja utilizado como um alvo para a calibração e teste dos sistemas de sensores remotos dos satélites em órbita. Por quê? Ele é grande - muito grande - e tem uma superfície extremamente lisa que é altamente reflexivo, quando está coberto de água, tornando-o perfeito para essa tarefa.

O Salar de Uyuni é um lugar muito bonito, que deve ser visitado, principalmente para quem gosta de fotografia, só o cenário impressionante transforma qualquer pessoa em um ótimo fotógrafo.

Fonte: Wikipedia / kuriositas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário