22 de mai. de 2013

Baikal - O lago de água doce mais antigo e profundo do mundo

viagem-ferias-russia
Foto: cmoa.co.uk | Alexey Trofimov

O Lago que hoje é um patrimônio mundial da Unesco existe há aproximadamente 25 milhões de anos. Está localizado no sul da Sibéria Oriental, Rússia, com 636 km de comprimento e 1680 metros de profundidade.

No inverno o lago congela, e se transforma numa linda paisagem natural. A água é incrivelmente cristalina, e dali é possível enxergar uns 50 metros de profundidade, dando a impressão de se estar flutuando no ar.

O lago é cercado por quilômetros de altas montanhas cobertas de neve (que ainda são um refúgio para animais selvagens) e por pequenas aldeias que ainda são postos de tranquilidade e auto-suficiência.

Por estar situada em um local muito remoto, o Lago Baikal não é freqüentado por muitos turistas. No entanto, existem alguns lugares onde você pode ficar e visitar os arredores do lago. O destino mais procurado pelos turistas é a aldeia de Listvyanka, que está localizada a menos de 2 horas de distância de Irkutsk.

Visitando Baikal no verão, é quase impossível imaginar que por 5 meses do ano, o lago é coberto por metros de gelo suficiente para passar 65 locomotivas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário