28 de mai. de 2013

Gyokusendo - Uma caverna de 5km em Okinawa, Japão

viagem-ferias-japao
Foto: Twila Ohkawara


A foto não está super nítida, mas conseguimos ver que é uma caverna com estalactites e estalagmites, oi? SIM, essas palavras existem e falaremos disso depois.
Essa caverna se chama Gyokusendo, tem 5km de extensão e se formou cerca de 300.000 anos atrás. Ela está dentro do parque temático mais importante da cidade de Okinawa, porém é aberto apenas 890 metros para os visitantes. Tempo suficiente para ver as belezas naturais surpreendentes ao longo desse caminho.

Hoje é considerada a segunda maior caverna do Japão, e vem sendo usada como cenário para diversos filmes, o mais famoso deles o clássico Godzilla de 1974.
Percorrer as cavernas de Gyokusendo requer alguma escalada e se molhar na água, bem como um pouco de energia pra isso, se você é aventureiro, vai gostar bastante.

*Ah, os estalactites e estalagmites são as formações minerais mais fáceis de serem encontradas em cavernas. As estalactites pendem do teto na forma de cones pontudos. Já as estalagmites têm aspecto parecido, mas crescem no sentido contrário, do chão para cima. Ambas surgem porque as rochas calcárias das regiões de cavernas costumam ser bastante solúveis - ou seja, facilmente dissolvidas pela água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário