27 de nov. de 2013

O Mistério da “Árvore da Vida” no Deserto de Bahrain

viagem-ferias-arabia-saudita-qatar
Foto: Jules Tidmarsh

A “Árvore da Vida” ou “Shajarat -al- Hayat” no Bahrain (próximo ao Qatar) é uma árvore notável. Localizada a 10 km de Askar, ela tem 32 metros de altura e chama atenção pela idade de aproximadamente 400 anos e por estar enraizada num deserto. Não há fonte aparente de água e outra vegetação a quilômetros de distância. O mistério da sobrevivência da árvore tornou se uma lenda, onde histórias locais dizem que a ela foi plantada aqui em 1583. 

Estas árvores são conhecidas por se adaptar muito bem ao desertos secos e prosperar em condições áridas, com pouca chuva (menos que 150 milímetros por ano). Mas elas têm sistemas de raízes profundas - às vezes indo até 50 metros de profundidade, capazes de atingir leitos profundos de água subterrânea.

O mistério da “Árvore da Vida” é um pouco exagerado. O chão, onde a árvore cresce, é cerca de 9 - 12 m acima do nível do mar com águas subterrâneas. Não muito longe, são vistos lagoas com água. O ar aqui muitas vezes também é úmido. Uma inspeção mais detalhada da área mostra outras árvores nas proximidades.

A árvore é uma atração turística local, pois é a única grande árvore que cresce na área. Ela é visitada por cerca de 50.000 turistas a cada ano e muitas vezes é danificada. Recentemente, uma cerca de ferro foi colocado em volta dela para proteger de vândalos.

26 de nov. de 2013

Passeio de Balão em Bagan - Mianmar, Ásia

viagem-ferias-asia-balao

Imaginem sobrevoar por construções budistas milenares (estupas) que originalmente serviam para conservar relíquias ligadas a Sidharta Gautama, o Buda e passar por cima do poderoso rio Ayeyarwaddy.

Em Mianmar (antiga Birmânia, localizada no sudeste asiático) na cidade de Bagan isso é possível através dos passeios em balões de ar quente, num dos pontos turísticos mais notáveis ​​na Ásia. O balão é guiado por ventos suaves não superior a 15 km por hora, permitindo que os passageiros tenham uma visão panorâmica, serena e pacífica dos antigos templos. Os voos duram entre 45 minutos a 1 hora.

O sítio arqueológico mundialmente famoso de Bagan é conhecida por seus amanheceres maravilhosos. Os templos também conhecido como "gu" eram locais de cultos que incluíram corredores ricamente afrescos com os santuários sagrados e imagens que poderiam ser adorados. Tem uma estrutura quadrada ou retangular maciçamente construído com terraços exteriores, representando o Monte Meru, a casa simbólica dos deuses, e cercado por uma parede grossa para separar o seu reino do sagrado do mundo exterior. Milhares deles estão bem preservadas, e milhares mais sobreviveu na forma de ruínas.

viagem-ferias-asia-balão
Foto: @Travels With Bob & Son

É possível conhecer essa cidade linda a pé, de carro ou charrete. Mas com certeza o passeio de balão fará toda diferença em sua viagem.

Para se chegar ao Mianmar, basta ir à Bangkok, Hanoi, Kuala Lumpur ou Singapura. À partir destas cidades, toma-se um vôo de 1 a 2 horas pelas cias aéreas Air Asia, Vietnam Airlines ou Tiger Airways. Brasileiros precisam de visto de turismo que é válido para permanência de até 30 dias, basta solicitar via embaixada do Mianmar em Brasília.