Construída no século 17, a igreja Kizhi Pogost, na ilha russa Kizhi, no noroeste do país, ainda é uma das maiores estruturas de madeira do planeta. Ela impressiona pela grandeza, beleza e resistência e é Patrimônio da Humanidade da Unesco. São três edifícios, o maior deles com 22 abóbadas e 37 metros de altura.
Por incrível que pareça, nenhum prego foi usado durante toda a obra. As peças foram encaixadas, como era o costume da marcenaria da época. E mesmo com o passar dos anos e condições climáticas extremas, elas continuam intactas.
A igreja chama ainda mais atenção na paisagem com neve.
Foto: blog travel-karelia-russia |
Não se sabe quem foi o responsável pelo projeto, nem quanto tempo ele demorou para ficar pronto. Uma lenda diz que o construtor principal usou apenas um machado e, no final, atirou a ferramenta no lago Onega e disse que nunca mais alguém faria algo igual.
Se pensarmos no tamanho das estruturas e no complexo sistema de encaixe que exigiram, provavelmente ele tinha razão. As abóbadas são compostas por lascas de madeira de pinheiros, abetos e álamos esculpidas como diamantes. O complexo ficou pronto em 1714 e, desde então, atrai muitos turistas à região.
Fonte: Casa e Jardim