4 de set. de 2013

Mágico ou não, o Elefante é o símbolo da cidade de Catania na Itália

viagem-ferias-catania-italia
Foto: Carol Santini

Fonte do Elefante ou Fontana dell'Elefante, é um dos monumentos mais conhecidos da cidade de Catânia. Ele fica na praça central (Plaza del Duomo) o qual está rodeada por um monte de prédios históricos e monumentos importantes, além de bares, restaurantes, lojas de roupas, acessórios e o famoso mercado de peixe.

O elefante foi esculpido em pedra de lava pelo artista Giovani Battista Vaccarini, por volta do ano 1736, e virou o símbolo de Catânia. Infelizmente, não há dados confiáveis sobre quando e por quem foi construída. Ao longo dos séculos, vários estudiosos tentaram dar uma resposta a esta pergunta, em alguns casos, também referindo-se a mitos.

Há quem acredite que quando vieram as primeiras pessoas para habitar o local, todos os animais selvagens e perigosos foram postos em fuga por um elefante. Então, o povo de Catania, como um sinal de gratidão, erigiu uma estátua. Mas ainda existem histórias de que o elefante veio de um circo (mais tarde descobriu-se que realmente o obelisco era para estar entre as atrações de um circo da cidade), e até as mais engraçadas que o elefante é mágico e tem o poder de proteger a cidade contra o vulcão Etna.

Enfim, o elefante é o ícone da cidade e é tão importante para os habitantes da cidade que já foi incluída no brasão municipal de armas, da província e da universidade e hoje é o mascote dos principais clubes desportivos locais, incluindo Calcio Catania e Amadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário