25 de set. de 2013

Pamukkale: a incrível paisagem de algodão na Turquia

viagem-ferias-turquia

Situada na zona de Denisli, na Turquia , Pamukkale é um dos pontos turísticos turcos mais visitados. Seu nome significa, castelo de algodão e se deve aos terraços de rocha branca e brilhante, na forma de lavatórios semi-circulares, de vários tamanhos, que se encontram em forma de cascata.

Essas cascatas petrificadas são, na verdade, originadas a partir de nascentes de água quente que fluem para a superfície, formando depósitos de cálcio. Quando as águas termais emergem e a pressão deixa de ser tão elevada, o dióxido de carbono, em grande quantidade na água, vaporiza e o carbonato de cálcio decai, formando gradualmente as formações rochosas que compõe a paisagem. 

Pessoas do mundo inteiro se encontram em Pamukkale para desfrutar um banho nas águas quentes das piscinas naturais dentro das rochas em uma paisagem singular. Há uma lei na Turquia que proíbe qualquer construção próxima às ricas cascatas de cálcio de Pamukkale para preservar essa maravilha natural. É protegido pela Unesco, localizado a mais de 400 quilômetros da capital Ancara, perto do rio Maeander.

Com um clima temperado durante a maior parte do ano, suas termas ficam quentes durante 6 meses do ano e chegam atingir a temperatura de 33°C. Essas nascentes se espalharam e esculpiram bacias nas encostas, com bordas caneladas com caprichosos degraus entre estas bacias, dando a aparência de pequenas cascatas.

A ação do óxido de cálcio deixaram marcas curiosas nas paredes rochosas e dependendo da luz solar a superfície das fontes mudam de cor, recebendo tonalidades azuis, verdes ou avermelhadas, produzindo efeitos surpreendentes.

Os turistas se encantam com o local e não deixam de molhar os pés ou até mesmo se banharem nas piscinas que, segundo o povo da região, as águas das fontes possuem propriedades curativas.

Fonte: Lugares Fantásticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário