27 de nov. de 2013

O Mistério da “Árvore da Vida” no Deserto de Bahrain

viagem-ferias-arabia-saudita-qatar
Foto: Jules Tidmarsh

A “Árvore da Vida” ou “Shajarat -al- Hayat” no Bahrain (próximo ao Qatar) é uma árvore notável. Localizada a 10 km de Askar, ela tem 32 metros de altura e chama atenção pela idade de aproximadamente 400 anos e por estar enraizada num deserto. Não há fonte aparente de água e outra vegetação a quilômetros de distância. O mistério da sobrevivência da árvore tornou se uma lenda, onde histórias locais dizem que a ela foi plantada aqui em 1583. 

Estas árvores são conhecidas por se adaptar muito bem ao desertos secos e prosperar em condições áridas, com pouca chuva (menos que 150 milímetros por ano). Mas elas têm sistemas de raízes profundas - às vezes indo até 50 metros de profundidade, capazes de atingir leitos profundos de água subterrânea.

O mistério da “Árvore da Vida” é um pouco exagerado. O chão, onde a árvore cresce, é cerca de 9 - 12 m acima do nível do mar com águas subterrâneas. Não muito longe, são vistos lagoas com água. O ar aqui muitas vezes também é úmido. Uma inspeção mais detalhada da área mostra outras árvores nas proximidades.

A árvore é uma atração turística local, pois é a única grande árvore que cresce na área. Ela é visitada por cerca de 50.000 turistas a cada ano e muitas vezes é danificada. Recentemente, uma cerca de ferro foi colocado em volta dela para proteger de vândalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário