18 de jul. de 2013

Gastronomia: O britânico “Fish and Chips”

viagem-ferias-londres-fishandchips

Embalado em papel jornal e comido com as mãos ou degustado sobre uma bela louça de porcelana chinesa com talheres de luxo, o 'fish and chips' sempre ocupou um papel central na gastronomia britânica, e nada mais é que um filé de peixe frito empanado servido com batatas fritas. 

Se tornou popular na Inglaterra em meados do seculo 19, com o desenvolvimento dos barcos pesqueiros no Mar do Norte e da rede ferroviária, que ligou os portos as cidades. Os “nobres” compravam os peixes grandes, mas dentro das redes vinham também os menores. Os pescadores começaram a pegar esses peixes pequenos para comer.

O mais engraçado da história é que ele começou a se difundir separadamente, primeiro o fish (explicado acima), e depois o consumo de batata. Não se sabe ao certo quando estes dois itens se uniram e tornaram-se um prático típico, mas os primeiros registros de lojas especializadas em Londres são de 1860.

Quando passou a ser opção em restaurantes, o prato foi incrementado com ervilhas cozidas (ou em purê) e molho tártaro. Outros acompanhamentos populares são os feijões com molho de tomate (baked beans), o pão com manteiga, a salada coleslaw, o puré de ervilhas (mushy peas) e os picles de cebola. Na Inglaterra, a arinca e o bacalhau são os peixes mais utilizados no fish and chips. Mas, se usam muito outros tipos de peixes de carne branca, tais como o escamudo ou a raia.

Você pode encontrar esse prato em qualquer esquina praticamente, mas não é em todo pub/restaurante que você vai querer apreciá-lo.  Pois em muitos eles usam peixe ruim, óleo velho e a experiência não vai ser a melhor possível. Desconfie do muito barato sempre! 

Uma dica é comer nos restaurantes do bairro de Greenwich, por ser uma região portuária, a probabilidade dos peixes serem frescos é maior. Essa foto eu tirei em um desses restaurantes por lá, mas infelizmente não lembro o nome, porém, estava muito muito bom. Fica a dica! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário