30 de set. de 2013

#EUconheciviajando - Porto de Galinhas, Ipojuca - PE

Essa semana usuários do Instagram compartilham com a gente o que viram de interessante em Porto de Galinhas.

01: @tallesgomes
02: @line_23
03: @dilirodrigues
04: @barbarariolino


Município base do distrito de Porto de Galinhas, um litoral de 32 km que na verdade se multiplica com todas as piscinas naturais, logo à beira-mar. Formadas pelos recifes de corais, com água morna onde se pode nadar em meio a cardumes de peixinhos coloridos, crustáceos e flora marinha. As atrações continuam em praias ideais para surfar e praticar vários esportes náuticos e em belos manguezais. Isso sem falar da excelente estrutura de restaurantes (regionais e internacionais) e uma noite agitada, com muita dança e música.

Seja na região de Porto de Galinhas ou na região de Serrambi, ao todo 11 praias de cair o queixo aguardam os seus passeios. Na Praia de Muro Alto, por exemplo, está a piscina natural mais profunda da região, chegando a 10 metros de profundidade. Quer outra? No Pontal do Maracaípe, pode-se ver o habitat dos cavalos-marinhos, uma beleza sem fim.

Como não poderia deixar de ser, a galinha é a inspiração maior e símbolo tradicional das peças produzidas em fibras vegetais, sementes, conchas, escamas de peixe, madeira e cerâmica.

Principais Atrações:

Mirante do Outeiro: Com seus 90 m, oferece visão panorâmica das praias de Serrambi, Toquinho e Maracaípe, da Vila de Porto de Galinhas e da Ilha de Santo Aleixo. A visita ao local ainda reserva a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro.

Praias: Todas as praias de região são imperdíveis, é claro. Desde as de mar calmo, como Enseadinha, Cacimbas, Toquinho e Camboa até as mais agitadas, como Muro Alto, Cupê, Maracaípe, ideais para surfar.

Roteiro dos Engenhos: Toda a região foi de muita importância antes do surgimento das grandes usinas de açúcar. Muitos locais de grande interesse histórico, com destaque para o Engenho Canoas

Praia de Porto de Galinhas: A Praia de Porto de Galinhas, que dá nome ao balneário, está entre as de águas mais calmas, além de estar no centro do agito da região.

Pontal de Serrambi: O local preserva um dos melhores sítios de mergulho do país. Além da beleza natural, no local ocorreram vários naufrágios.

Passeio de Jangada: Embarque em uma autêntica jangada e navegue preguiçosamente pelos recifes de corais, apreciando a flora e fauna marinhas.

Fonte: Mtur

25 de set. de 2013

Pamukkale: a incrível paisagem de algodão na Turquia

viagem-ferias-turquia

Situada na zona de Denisli, na Turquia , Pamukkale é um dos pontos turísticos turcos mais visitados. Seu nome significa, castelo de algodão e se deve aos terraços de rocha branca e brilhante, na forma de lavatórios semi-circulares, de vários tamanhos, que se encontram em forma de cascata.

Essas cascatas petrificadas são, na verdade, originadas a partir de nascentes de água quente que fluem para a superfície, formando depósitos de cálcio. Quando as águas termais emergem e a pressão deixa de ser tão elevada, o dióxido de carbono, em grande quantidade na água, vaporiza e o carbonato de cálcio decai, formando gradualmente as formações rochosas que compõe a paisagem. 

Pessoas do mundo inteiro se encontram em Pamukkale para desfrutar um banho nas águas quentes das piscinas naturais dentro das rochas em uma paisagem singular. Há uma lei na Turquia que proíbe qualquer construção próxima às ricas cascatas de cálcio de Pamukkale para preservar essa maravilha natural. É protegido pela Unesco, localizado a mais de 400 quilômetros da capital Ancara, perto do rio Maeander.

Com um clima temperado durante a maior parte do ano, suas termas ficam quentes durante 6 meses do ano e chegam atingir a temperatura de 33°C. Essas nascentes se espalharam e esculpiram bacias nas encostas, com bordas caneladas com caprichosos degraus entre estas bacias, dando a aparência de pequenas cascatas.

A ação do óxido de cálcio deixaram marcas curiosas nas paredes rochosas e dependendo da luz solar a superfície das fontes mudam de cor, recebendo tonalidades azuis, verdes ou avermelhadas, produzindo efeitos surpreendentes.

Os turistas se encantam com o local e não deixam de molhar os pés ou até mesmo se banharem nas piscinas que, segundo o povo da região, as águas das fontes possuem propriedades curativas.

Fonte: Lugares Fantásticos

24 de set. de 2013

Montanhas de Wulingyuan em Hunan, China

viagem-ferias-china
Wulingyuan abrange o Parque Nacional Florestal de Zhangjiajie e é uma região de interesse paisagístico e histórico na província de Hunan, China, que foi declarado Património Mundial em 1992. O local é conhecido pelos mais de 3.000 pilares de arenito, gargantas e cumes, muitos com mais de 200 metros de altura. 

Entre os desfiladeiros existem piscinas e cachoeiras, umas 40 cavernas, e duas grandes pontes naturais. Além da beleza notável da sua paisagem, a região é também importante pelo fato de abrigar várias plantas e espécies animais em risco de extinção.



Segundo os geólogos, mais de 300 milhões de anos atrás, a região era um oceano que retrocedeu e deixou expostas as rochas sedimentares, formando os picos, precipícios e pontes ou portas de pedra através das erosões de chuva e vento durante milhões de anos. Há ainda até as linhas sedimentares das águas do oceano em alguns penhascos e fósseis de corais.

A beleza das montanhas chamaram atenção dos criadores do filme Avatar, e a montanha mais famosa do parque “Coluna dos Céus do Sul” foi rebatizada para “Avatar Hallelujah Mountain”, o qual homenageia as montanhas flutuantes de Pandora, planeta fictício do filme. Claro que o intuito dessa mudança de nome é para atrair mais turistas ao parque, que é lindo e com certeza merece uma visita.

16 de set. de 2013

#EUconheciviajando - Bairro do Pelourinho, Salvador - BA

Essa semana usuários do Instagram compartilham com a gente o que viram de interessante no bairro de Pelourinho na cidade de Salvador - Bahia.

01: Casas coloridas do Pelourinho - @rudsondaniel
02: Olodum - @luleal_
03: Baiana fazendo acarajé - @maysabb
04: Largo do Cruzeiro de São Francisco e Igreja de São Francisco - @felipecampus

viagem-ferias-bahia-salvador-pelourinho


O Pelourinho é um dos principais cartões-postais de Salvador. Durante a época da escravidão, era o lugar onde os escravos eram castigados. A praça é cercada por várias casas antigas, no mais puro estilo colonial, dentre elas o casarão da Fundação Jorge Amado e igrejas como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a Catedral Basílica, dois grandes exemplos da arquitetura da época da Colônia. 

Desde 1985, o Pelourinho é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado pela Unesco. É fonte de inspiração e palco para artistas brasileiros e estrangeiros – como Caetano Veloso e Paul Simon; até mesmo Michael Jackson já gravou cenas de um clipe ali.  O Centro Histórico de Salvador também reúne alguns dos melhores restaurantes e dos bares mais movimentados da cidade.

A efervescência cultural toma conta do multicolorido Pelourinho. As terças-feiras são reservadas a shows, como o ensaio do Olodum, que atrai milhares de pessoas às ruas.

Fonte: bahia.com.br

12 de set. de 2013

Gastronomia: Sorvete de Alho

gastronomia-viagem-sorvete-eua
O sorvete de alho existe e tem pessoas que gostam. Como ?? não sei também.. rs.. mas esse sabor divide opiniões de quem já experimentou. Um lugar muito conhecido pelo consumo de alho é a cidade de Gilroy, na Califórnia. Lá existe um Festival Anual do Alho onde todos os produtos são feito com alho, e uma das atrações mais populares é o sorvete.



E qual o gosto disso ?? Algumas pessoas dizem que para os primeiros segundos, você pode se convencer de que é apenas um sorvete de baunilha. Mas depois, o sabor de alho vem de uma maneira insuportável, pois existem minúsculo pedaços de alho no sorvete. Já outras dizem que o sabor do alho vem no começo e depois se mistura com a baunilha (que é tbm um dos ingredientes do sorvete) e parece um sorvete de creme.

Mas em uma coisa, todos concordam, o cheirinho “agradável” do alho persiste na boca, então se você for experiementar um desses, não esqueçam de levar um chiclete de hortelã, ou melhor.. uma dúzia de chicletes.. :P

4 de set. de 2013

Mágico ou não, o Elefante é o símbolo da cidade de Catania na Itália

viagem-ferias-catania-italia
Foto: Carol Santini

Fonte do Elefante ou Fontana dell'Elefante, é um dos monumentos mais conhecidos da cidade de Catânia. Ele fica na praça central (Plaza del Duomo) o qual está rodeada por um monte de prédios históricos e monumentos importantes, além de bares, restaurantes, lojas de roupas, acessórios e o famoso mercado de peixe.

O elefante foi esculpido em pedra de lava pelo artista Giovani Battista Vaccarini, por volta do ano 1736, e virou o símbolo de Catânia. Infelizmente, não há dados confiáveis sobre quando e por quem foi construída. Ao longo dos séculos, vários estudiosos tentaram dar uma resposta a esta pergunta, em alguns casos, também referindo-se a mitos.

Há quem acredite que quando vieram as primeiras pessoas para habitar o local, todos os animais selvagens e perigosos foram postos em fuga por um elefante. Então, o povo de Catania, como um sinal de gratidão, erigiu uma estátua. Mas ainda existem histórias de que o elefante veio de um circo (mais tarde descobriu-se que realmente o obelisco era para estar entre as atrações de um circo da cidade), e até as mais engraçadas que o elefante é mágico e tem o poder de proteger a cidade contra o vulcão Etna.

Enfim, o elefante é o ícone da cidade e é tão importante para os habitantes da cidade que já foi incluída no brasão municipal de armas, da província e da universidade e hoje é o mascote dos principais clubes desportivos locais, incluindo Calcio Catania e Amadores.