31 de jul. de 2013

Incrível capela de ossos na República Tcheca

viagem-ferias-republicacheca
Fotos: flickr/kewpiebb99 | Josh Cahais | Tomek Koziel

O Ossuário de Sedlec (em checo: kostnice Sedlec) é uma pequena capela católica localizada abaixo da Igreja e também o Cemitério de Todos os Santos, em Sedlec, um subúrbio de Kutná Hora na República Tcheca (aproximadamente 65km de distância da capital Praga).

Estima-se que o ossuário contenha entre 40 e 70 mil esqueletos, a maioria dos quais arranjados de forma a decorar e mobiliar a capela. O local está entre as atrações turísticas mais populares do país, atraindo em torno de 200 mil visitantes por ano.

Assim como nas criptas decoradas com os ossos dos monges capuchinhos, as galerias de Sedlec apresentam intrincados desenhos e esculturas. Algumas das peças mais impressionantes são o incrível Brasão da família Schwarzenberg (foto vertical) e um enorme candelabro, ambos — obviamente — feitos completamente de crânios e outros ossos humanos.

Os espaços do templo e do ossuário estão iluminados apenas pela luz de velas. Você pode ouvir o canto dos coros gregorianos e o som de órgãos do templo. 

Saiba mais sobre localização, horários de funcionamento e outras informações no site oficial da capela.

30 de jul. de 2013

Neve na Serra do Mirador, Presidente Getúlio - SC

viagem-ferias-santacatarina-sc
Foto: Fabian E. Jahn

Quem diria que um dia veriamos uma paisagem linda dessa aqui no Brasil, logo num país tropical. Mas aconteceu e Fabian E. Jahn fotografou e mandou pra gente. Esse monte de neve estava na Serra do Mirador em Presidente Getúlio na semana passada quando os termômetros despencaram em boa parte do país.

Presidente Getúlio é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se no Vale do Itajaí, a 220 km de Florianópolis. 

Foi o único município catarinense colonizado por suíço-germânicos, no início do século XX. Doze famílias de colonizadores chegaram em 1904 e instalaram-se na confluência dos rios Índios e Krauel. Construíram suas casas e deram ao lugar o nome de Neu Zurich, em homenagem à sua terra natal, Zurich (Suíça). Com a ruptura dos acordos diplomáticos entre o Brasil e a Alemanha, na época da II Guerra Mundial, o nome da cidade foi alterado para Getúlio Vargas e, mais tarde,alterado para Presidente Getúlio, homenagem ao ex presidente do Brasil.

Suas principais atividades econômicas são agricultura, pecuária leiteira, indústria frigorífica, têxtil, madeireira, moveleira e cerâmica. Uma das atrações do município é a Expofeira Estadual do Leite, onde acontece o famoso Concurso Nacional de Tomadores de Leite a Metro.

Presidente Getúlio foi abençoado com lindas cachoeiras e cascatas. E em meio a essas belezas naturais é possível praticar vários esportes radicais. Na Serra do Mirador (800m de altitude) há três rampas para a prática de vôo livre. As caminhadas ecológicas são uma ótima opção para quem quer relaxar e apreciar a natureza. 

Na cidade, uma boa pedida é saborear doces alemães e comprar artesanato feito em palha de milho e folha de bananeira, lindos bordados em ponto cruz e bonecas caracterizadas como os imigrantes.

29 de jul. de 2013

#EUconheciviajando - Serra do Mar - PR, Brasil

Essa semana usuários do Instagram compartilham com a gente o passeio de trem que fizeram pela Serra do Mar, entre a cidade de Curitiba e Morretes.

01: Vista da ponte São João - @alice_apolonio
02: Paisagem durante o passeio - @julischwartz
03: Dentro do vagão - @barb_rome
04: Estrada de ferro entre as montanhas - @adonaif

viagem-ferias-curitiba-parana

Inaugurada em 1885, a ferrovia, com 110 km de extensão, foi construída para estreitar a relação entre as cidades do litoral paranaense e a capital do estado, com vistas ao desenvolvimento social do litoral. Além disso, era imprescindível ligar o Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil, para que se desse vazão à produção de grãos dos estados e garantir apoio ao desenvolvimento econômico da região.

Hoje as atividades da ferrovia se dividem entre o passeio turístico e o transporte de cereais e minerais, uma vez que desemboca no importante Porto de Paranaguá. 

O passeio de trem a Serra do Mar é o segundo roteiro turístico mais visitado do Paraná, depois das Cataratas de Foz do Iguaçu. A viagem começa tranquila, atravessando diversas cidades que cercam Curitiba. Por todo o percurso é possível ver muitas araucárias, árvore símbolo da região e a paisagem de todo o percurso é digna de cartão postal.

Entre os pontos altos estão a Represa de Cangaíba, as ruínas das antigas estações, os canyons, a cachoeira Véu da Noiva, o Pico do Marumbi e a ponte São João toda construída em aço, que nos dá a sensação de estar sobrevoando por um grande abismo. Foi a primeira obra com essas características a ser construída no mundo.

A viagem leva aproximadamente três horas. O trem faz a descida em velocidade reduzida, permitindo que os turistas consigam registrar tudo com detalhes. É possível fazer o caminho de volta com o trem, mas há também a opção de subir com as vans que de hora em hora levam os turistas de volta a Curitiba.

O passeio pode ser feito em vagões econômicos, turísticos ou executivos ou nas litorinas. O interessante dos vagões mais caros é que o passageiro recebe guias impressos e tem a companhia de um guia turísticos que relata os pontos mais importantes do passeio, fora as cadeiras que são mais confortáveis.

Dicas:
  • Tente sentar do lado esquerdo do trem, pois é ali que se tem a vista mais bonita de todo o passeio.
  • Compre a passagem com pelo menos 3 dias antes, porque a probabilidade de não ter mais vagão livre (pelo menos na classe econômica) é grande.

Para obter informações sobre valores, horários de saída do trem, acesse o site da Serra Verde Express.

25 de jul. de 2013

Gastronomia: Fondue, um prato suiço perfeito para os dias frios

viagem-ferias-gastronomia-fondue
Foto: Restaurante La Caceria

Nesse inverno, nada melhor do que um bom fondue, não é mesmo?

Esse prato de origem Suiça, foi criado depois de uma super produção de queijos na região dos Alpes, onde os povos que lá habitavam se viram na necessidade de estocar o excesso durante os períodos mais frios. 

Surgiu, então, a idéia de derreter o que estava sobrando e, para conservar, adicionar bebida alcoólica, que tanto poderia ser vinho ou aguardente – no caso, o kirsch – proporcionando estocá-los em blocos por longos períodos, pois seria necessário apenas derretê-los de novo para o consumo. Vem daí o nome fondue, que significa ‘fundida’, ou ‘derretida’, na língua francesa.

Mas a fondue (sim, a palavra é feminina) só ganhou fama na década de 50, graças ao chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suisse em Nova York, que passou a preparar novos sabores do prato, inclusive o fondue de chocolate.

Hoje em dia, muitos restaurantes inovam em seu cardápio, como é o caso do restaurante La Caceria no Hotel Casa da Montanha na cidade de Gramado (Rio Grande do Sul), que serve aos seus clientes "Fondue de Caças", que são cortes selecionados de carnes de caças (jacaré, coelho, etc) com molhos especiais e nobres. 

Pela inovação, vale a pena conferir!

24 de jul. de 2013

Basílica de Aparecida - Segundo maior templo católico do mundo

viagem-ferias-aparecida-sp
Foto: Carol Santini

Em meados da década de 1940, os redentoristas, perceberam a necessidade de construir um novo templo para veneração e devoção do povo para com Nossa Senhora da Conceição Aparecida: era preciso um espaço mais amplo, que comportasse mais pessoas. Dessa necessidade, surgiu a idéia de se construir não uma qualquer igreja maior, mas uma basílica.

Depois do projeto aceito, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi construída na cidade de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo. Foi solenemente sagrada em 4 de julho de 1980, por João Paulo III quando ele visitou o Brasil pela primeira vez.

Além de ser um dos principais destinos turísticos do estado, é o segundo maior templo católico do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano. 

O cartão-postal é a Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida, inaugurado em 1955 e visitada pelo papa Bento 16 em 2007 e agora em 2013 pelo papa Francisco. Construída em forma de cruz, toda em tijolo à vista, tem capacidade para 45 mil pessoas e é visível da via Dutra, estrada que liga São Paulo ao Rio.

Além da imagem de Nossa Senhora, o espaço abriga ainda um museu sacro, um mirante a Sala das Promessas. Já a Basílica Velha, erguida em 1888, tem estilo barroco. Uma passarela de quase 400 metros liga os dois templos e vista panorâmica da cidade e do santuário novo.

O movimento intenso não se restringe ao feriado de 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil, quando mais de 200 mil romeiros visitam a cidade para ver a imagem da santa, encontrada por pescadores em 1717. Os hotéis da região ficam lotados também nos finais de semana comuns.

23 de jul. de 2013

Paraíso das Flores: Parque Hitachi Seaside, Japão

viagem-ferias-japao

Não tem como não se encantar com a beleza do Hitachi Seaside Park, um parque de flores, localizado na cidade de Hitachinaka, província de Ibaraki, ao lado da Praia Ajigaura. É um parque muito procurado pelos turistas durante o ano todo, pois a cada estação, seu cenário se modifica completamente, enchendo os olhos dos visitantes com a beleza das suas flores sazonais.

O parque em si, não é muito grande. Sua área abrange apenas cerca de 3,5 hectares, porém a cada temporada, você vai encontrar uma variedade diferente de flores florescendo sobre o “Miharashi no Oka“, uma maravilhosa colina, que nas partes mais elevadas, pode-se ter uma vista panorâmica do Oceano Pacífico.

Em 2011, a pequena cidade que fica na costa leste do Japão, foi devastada pelo grande tsunami. Hoje em dia, a região foi restaurada e o belo parque voltou a encantar os olhos dos visitantes.

Uma das flores mais populares e que atraem muitos visitantes são as nemophilas azuis, cuja característica principal são suas pétalas azuis semi-transparentes, que se estendem por uma extensa área do parque.


viagem-ferias-japao
Foto: visitibaraki.net


Além delas, o parque tem cerca de um milhão narcisos florescendo em meio aos pinheiros, cerca de 170 variedades de tulipas e muitas outras flores, como a zínia, que floresce no verão e as kochias e cosmos no outono.
viagem-ferias-japao
Kochias - Foto: flickr/nipomen2

kochia, é uma espécie de arbusto que muda de cor conforme a estação. A estação mais procurada para vê-la é o outono, pois de verde, ela passa a ter tons de laranja e vermelho, deixando o parque incrivelmente atraente, com a sua aparência fofa como algodão. Os visitantes são convidados a caminhar entre os arbustos e subir até o topo da colina para ter uma bela vista da colina vermelha ao redor do parque.

Além de desfrutar da beleza dos bosques e jardins, há outras formas de entretenimento, como um parque de diversões, onde são oferecidos mini-cursos de ciclismo e campo de atletismo. Há também área para piqueniques e churrascos.

Enfim, o Hitachi Seaside Park é uma parada obrigatória para quem ama a natureza, as flores ou quer simplesmente se aventurar no Japão.

Site oficial do Parque: http://www.hitachikaihin.go.jp


22 de jul. de 2013

#EUconheciviajando - Campos do Jordão, SP - Brasil

Essa semana usuários do Instagram mostram o que viram de interessante em uma das cidades mais visitada nessa época do ano!

01: Lojas e bares na Praça do Capivari - @joaobarreto_

02: Festival de Inverno com shows/concertos na Praça do Capivari - @guto_mota
03: Vista do teleférico - @luanabalestra
04: Parque das Cerejeiras - @constelacaokarina


Visitar Campos do Jordão é estar em contato com uma natureza exuberante e um clima reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo. A cidade possui excelente infra-estrutura para satisfazer os mais exigentes visitantes.
  
A cidade possui uma localização privilegiada (entre as grandes capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) que garantem grande visitação à cidade, sendo o turismo responsável por 80% de sua economia. Na alta temporada, chega a receber mais de um milhão de turistas. 

Campos do Jordão é para ser visitada o ano todo, são inúmeras as opções de hospedagem, diversão, compras, gastronomia, lazer, eventos culturais e entretenimento que, somadas à tranqüilidade e segurança, contribuem decisivamente para uma estada perfeita na cidade.

Por essa diversidade de atrativos com características próprias, ao longo dos anos a cidade ganhou "títulos" e "slogans" como "A Suiça Brasileira", "A Cidade dos Festivais", "O Melhor Clima do Mundo", "Campos do Jordão, onde é sempre estação", "Campos do Jordão, a 1700 metros das preocupações", "Montanha Mágica", entre outros.

Fonte: guiacamposdojordao.com

18 de jul. de 2013

Gastronomia: O britânico “Fish and Chips”

viagem-ferias-londres-fishandchips

Embalado em papel jornal e comido com as mãos ou degustado sobre uma bela louça de porcelana chinesa com talheres de luxo, o 'fish and chips' sempre ocupou um papel central na gastronomia britânica, e nada mais é que um filé de peixe frito empanado servido com batatas fritas. 

Se tornou popular na Inglaterra em meados do seculo 19, com o desenvolvimento dos barcos pesqueiros no Mar do Norte e da rede ferroviária, que ligou os portos as cidades. Os “nobres” compravam os peixes grandes, mas dentro das redes vinham também os menores. Os pescadores começaram a pegar esses peixes pequenos para comer.

O mais engraçado da história é que ele começou a se difundir separadamente, primeiro o fish (explicado acima), e depois o consumo de batata. Não se sabe ao certo quando estes dois itens se uniram e tornaram-se um prático típico, mas os primeiros registros de lojas especializadas em Londres são de 1860.

Quando passou a ser opção em restaurantes, o prato foi incrementado com ervilhas cozidas (ou em purê) e molho tártaro. Outros acompanhamentos populares são os feijões com molho de tomate (baked beans), o pão com manteiga, a salada coleslaw, o puré de ervilhas (mushy peas) e os picles de cebola. Na Inglaterra, a arinca e o bacalhau são os peixes mais utilizados no fish and chips. Mas, se usam muito outros tipos de peixes de carne branca, tais como o escamudo ou a raia.

Você pode encontrar esse prato em qualquer esquina praticamente, mas não é em todo pub/restaurante que você vai querer apreciá-lo.  Pois em muitos eles usam peixe ruim, óleo velho e a experiência não vai ser a melhor possível. Desconfie do muito barato sempre! 

Uma dica é comer nos restaurantes do bairro de Greenwich, por ser uma região portuária, a probabilidade dos peixes serem frescos é maior. Essa foto eu tirei em um desses restaurantes por lá, mas infelizmente não lembro o nome, porém, estava muito muito bom. Fica a dica! :)

16 de jul. de 2013

"Vigeland Park" - Esculturas intrigantes na capital norueguesa

viagem-ferias-oslo-noruega-norway
Foto: Carol Santini
Uma das mais populares atrações turísticas em Oslo na Noruega é o Parque Frogner, onde abriga o mundialmente famoso Parque de Esculturas Vigeland. 

Vigeland Park, como é conhecido, é o maior parque de esculturas do mundo. Por ano, ele recebe entre 1 e 2 milhões de visitantes. Ao todo, o espaço contém 212 peças em tamanho real feitas de bronze, granito e ferro fundido, cujo autor é o norueguês Gustav Vigeland.

As esculturas materializam inerências da existência humana, como o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo, a fraternidade e etc. O destaque no parque é o hercúleo monólito de 14 metros com suas 121 figuras humanas esculpidas (foto acima). Na base da coluna, estão corpos quase mortos, que vão adquirindo movimento até que o topo da coluna é coberto de crianças pequenas. Circundando o monolito estão 36 grupos em granito representando o ciclo da vida: um homem e uma mulher sentam-se face a face com uma pequena criança entre eles.

O conjunto é peculiar. Na entrada, colunas sustentam mulheres abraçadas com um lagarto e um dragão, suposta alusão do autor às suas leituras de Sigmund Freud e ao lado escuro do inconsciente. As colunas formam um pórtico para a ponte ladeada com dezenas de peças mostrando adultos e crianças. Cenas adoráveis, cheias de movimento e afeto. O bronze mais concorrido, a ponto de ter a mão polida pelo toque dos visitantes, é a figura do "Menino Bravo".

Na saída principal existe a escultura de quatro velhos levantando uma criança, que segundo Vigeland, é um símbolo de eternidade. Já no final do parque, encontra-se uma escultura que representa os signos do zodíaco e que segundo a lenda, oferece boa sorte a quem passar a mão no entalhe correspondente ao seu signo. 

Além do “Vigeland Park” o Parque Frogner é um lugar muito bonito e agradável para passear, passar a tarde, final de semana fazer caminhadas e descansar nos gramados verdinhos e bem cuidados que o parque oferece.

11 de jul. de 2013

"Overseas Highway" - Uma interessante estrada sobre o mar

viagem-ferias-florida-miami-eua
Fotos: pianoman75 / Arun Yenumula

O mundo está cheio de estradas incríveis e essa é uma delas - a "Overseas Highway" (Rodovia sobre o Mar) fica no sul da Flórida - EUA e liga o continente a 51 das 822 ilhas do arquipélago chamado Florida Keys e termina na famosa cidade de Key West.

A rodovia foi inaugurada em 1938, para substituir a estrada construída em 1912 por Henry Flager e destruída por um furacão em 1935. Ela começa nos subúrbios ao sul de Miami e vai ligando as várias ilhas, oferecendo paisagens costeiras magníficas e uma série de 42 pontes que impressionam quem gosta de engenharia.

Todos que passam por essa estrada ficam admirados com a vista do Oceano Atlântico de um lado e do Golfo do México do outro. No verão, a cor da água mistura entre o verde esmeralda com azul turquesa, deixando a paisagem muito mais bonita.

Além de Key West, há outras três cidades turísticas ao longo da rota 1: Key Largo, Islamorata e Marathon. Todas famosas por seus esportes náuticos e praias belíssimas.

O trajeto de uma ponta a outra leva 4 horas para ser feito em velocidade moderada. Mas vale a pena ir com mais calma, parando para ver a paisagem, as aves marinhas e para visitar as muitas surpresas, parques, museus e outras atrações espalhados ao longo do caminho.

10 de jul. de 2013

Gastronomia: Onde foi criada a Pizza ??

gastronomia-italiana-pizza-damichele
Foto: Su-Lin

A pizza, é atualmente um elemento fundamental da gastronomia italiana, mas este saboroso prato não nasceu na Itália, como muitos imaginam. A história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.

Os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão de Abraão". Os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.

No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis.

Conta-se que a pizza foi amplamente difundida em meados do século XIX, em 1889, graças à habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, a quem ele homenageia ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.

A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época. Chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos e foi no Brás, bairro paulistano, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil.

Hoje em dia, existem milhares de pizzarias boas espalhadas pelo mundo, mas talvez pela fama de ser a cidade berço da pizza, ou pelo menos do sabor margherita, é o que faz de Nápoles, na Itália, o melhor lugar do mundo para se comer uma boa pizza*. 

*A foto acima é a pizza margherita do restaurante L’Antica Pizzaria Da Michele, e considerada por muitos a melhor da cidade. Inclusive foi lá que Julia Roberts gravou uma das cenas do filme “Comer, Rezar e Amar”.

9 de jul. de 2013

Uma praia diferente em Nápoles, Itália

viagem-ferias-napoles-napoli-italia
Foto: Carol Santini

Bem que dizem que os napolitanos tem personalidade forte, e isso é comprovado em cada volta que você dá pela cidade. Essa foto eu tirei na Via Nazario Sauro (caminho que nos leva ao Castel dell’Ovo, um ponto turístico muito visitado por lá) porque me chamou a atenção essas pessoas com roupas de banho, cangas, cadeiras se bronzeando, lendo, conversando em cima das pedras. 

O mais interessante ou estranho é que a cidade tem uma praia própria para banhista, a Mappatella em Mergellina, ou seja, são pessoas com preguiça de ir até a praia “certa” ou realmente eles não ligam para conforto e só querem desfrutar da brisa e da paisagem do mar Tirreno ?? Bom, pode ser que o calor explique isso, pois Nápoles tem um clima tipicamente mediterrânico, com verões quentes e secos e talvez por essa razão, qualquer espaço para se refrescar é válido! rs.. 

Falando um pouquinho de Nápoles, é uma importante cidade portuária que fica ao sul da Itália e a terceira mais populosa após Roma e Milão. É conhecida mundialmente pela sua história, sua música e por ser a terra natal da pizza, aliás foi lá que Julia Roberts comeu aquela maravilhosa pizza de Margherita no filme “Comer, Rezar e Amar”, no restaurante  L’Antica Pizzaria Da Michele.

Por ser uma cidade de destino para outras localidades, existe gente de todos os tipos e do mundo inteiro, portanto não ande em locais desertos, evite os chamados “mercados” (que são na verdade aglomerações de camelôs meio suspeitos) e fique bem de olho em sua bolsa e carteira, seja ao andar na rua, seja dentro de transportes públicos.

Um dia em Nápoli acredito que seja o suficiente para conhecer o local e comer uma das melhores pizzas do mundo. Ah, e se vc quiser se bronzear, melhor pegar uma embarcação no porto e seguir para a Costa Amalfitana, pois ficar em cima das pedras não deve ser nada confortável.

8 de jul. de 2013

#EUconheciviajando - Bonito, Mato Grosso do Sul

Essa semana, usuários do Instagram compartilham com a gente o que viram de interessante em BONITO no estado de Mato Grosso do Sul.
viagem-ferias-bonito-matogrossodosul-ms
Fotos: 01: @diegonaza | 02: @llucastorquato | 03: @richmartins | 04: @moraeskim

Bonito é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Pólo do ecoturismo em nível mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas.

O turismo baseia-se principalmente nos recursos naturais locais. O rio Formoso e sua fauna e flora é um local de visita conhecido, bem como o Balneário Municipal e a Gruta do Lago Azul.

É a principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena (juntamente com Bodoquena, Jardim e Guia Lopes da Laguna), sendo o turismo a principal atividade da região há muito tempo, além de estar em constante evolução buscando a interferência mínima na natureza. 

As agências da cidade organizam passeios para todo tipo de público, como o mergulho da superfície ou flutuação, rapel, passeios a pé e a cavalo, que permitem conhecer suas atrações naturais e o cotidiano das fazendas. Nos roteiros culturais, conhece-se as lendas, músicas e costumes regionais. Em varias fazendas sao oferecidos roteiros rurais colocando o visitante em contato direto com o Pantanal, fora as diversas atrações naturais como o Abismo Anhumas, Gruta do Lago Azul e Parque Ecológico Rio Formoso.

Bonito reúne um conjunto de equipes, empresas, ONGs e órgãos governamentais que buscam organizar e coordenar o ecoturismo, visando sempre a sustentabilidade local e a conservação da natureza. A cidade tem seu próprio gestor de turismo, o Bonito Convention & Visitors Bureau, este que gerencia mais de 30 opções turísticas na região.

Fonte: Wikipedia

3 de jul. de 2013

Eisriesenwelt - A maior caverna de gelo do mundo

viagem-ferias-austria-caverna
Foto: eisriesenwelt.at

Um dos passeios imperdíveis para quem vai a Áustria é conhecer a famosa caverna de gelo “Eisriesenwelt”, localizada no pico dos alpes em Werfen (próximo da cidade de Salzburgo).

Foi descoberta em 1879 pelo cientista Anton Posselt, mas somente em 1920 tornou-se atração turística. Hoje, recebe mais de 200 mil visitantes por ano. É considerada a maior do mundo com 42km de extensão (apenas uma parte dela é aberta aos turistas), os passeios são feitos por guias especializados que explicam ao longo do percurso as diferentes formações e contam a história geológica da gruta e o seu descobrimento.

Apenas o primeiro quilômetro de visitação é coberto de gelo, pois o restante (que não é aberto ao público) é formado por pedras calcárias. O destaque fica para o Palácio de Gelo, um enorme salão de 400 metros de profundidade que deixa os visitantes impressionados com seu paredão de gelo de 25 metros. No verão, o derretimento do gelo produz um novo espetáculo, formando lagoas e cascatas. Em qualquer estação do ano, a temperatura no seu interior será sempre abaixo de zero, então é bom não esquecer de ir com roupas bem quentinhas. 

A caverna fica aberta de Maio até Outubro e infelizmente não permitem o uso de máquinas fotográficas ou filmadoras. Para maiores informações sobre a visitação acessem o site oficial: www.eisriesenwelt.at

2 de jul. de 2013

Malta: Um país lindo de arquitetura “quase” monocromática

viagem-ferias-malta
Foto: Carol Santini

Malta é o menor país da Europa, e também um arquipélago localizado próximo ao Sul da Itália no centro do famoso mar mediterrâneo. A língua mais falada por lá é o maltês (uma mistura de italiano, inglês e árabe), porém muitos nativos conversam entre si apenas em inglês.

É um país riquíssimo de cultura, história e informações relevantes que merecem alguns posts, porém nesse vou comentar apenas sobre o que me chamou atenção logo de cara quando a visitei, que foi a cor de sua arquitetura, seja elas casas, comércio, pontos turísticos, etc.

São todas em tons pastéis ou amarelada, pois como o país é muito antigo, a base de suas construções foram feitas em pedras calcárias do local, e assim para manter a originalidade e continuidade de sua história, a pintura externa dos locais foram pintados em cores iguais ou bem próximas. O que dá vida ou cor a essa arquitetura monocromática, são as janelas, pois em sua grande maioria são pintadas em cores bem fortes (vermelho, verde..)

Outra curiosidade em sua arquitetura é que todas as residenciais tem nome, ou seja, toda casa tem uma plaquinha do lado de fora com um nome, que pode ser o sobrenome do dono, ou até mesmo o nome de alguma coisa que simbolize sua característica. Uma das casas que eu visitei, por exemplo, é de familia de músicos e o seu nome é semibreve, que significa uma figura rítmica, uma nota musical.

A Ilha de Malta tem muitas coisas interessantes que vou mostrando ao longo de outros posts, mas posso adiantar que, sem dúvida nenhuma, é um lugar incrível para se conhecer e planejar suas férias.

1 de jul. de 2013

#EUconheciviajando - Bariloche, Argentina

viagem-ferias-argentina-bariloche
Fotos: 01: @ivnafeital | 02: @belliebd | 03: @cotibardi | 04: @ffelipeperez



Bariloche é a porta de entrada à bela região dos lagos argentinos. Esta cidade tem se desenvolvido com a infraestrutura necessária para satisfazer os milhões de turistas que recebe cada ano, lhes oferecendo as atividades próprias de um resort de montanha com a mais alta qualidade de serviços.

A cidade fica no coração da Patagônia argentina, mais precisamente na Província de Rio Negro, dentro do maior e mais antigo parque nacional da América do Sul, o Nahuel Huapi e com paisagens compostas por lagos e montanhas de picos nevados, é considerada pioneira na prática de esportes de inverno no Hemisfério Sul. 

A influência europeia exala cultura e ensino, Bariloche possui escolas de espanhol, monumentos históricos e acervos de arte valiosos. O Museu da Patagônia e o Museu Paleontológico são os mais expressivos. Mas a exposição (literalmente!) mais gostosa de ver fica no Museu do Chocolate, um dos produtos mais famosos da cidade. Os visitantes percorrem as instalações e o processo de produção da fábrica. Ao final, rola uma prazerosa degustação da guloseima.

A principal estação de esqui é o cerro Catedral, com mais de 40 pistas para diferentes níveis. As montanhas Otto e Campanário também são bastante requisitadas para os esportes de inverno. Enquanto o cerro Tronador, um pouco mais distante da cidade, é o mais alto da região e tem um mirante de onde se avista a divisa com o Chile. Outra atração é o clássico passeio de trem a vapor. A velha e boa “maria-fumaça” faz um trajeto histórico à beira do lago e apresenta a Cordilheira dos Andes como cenário de fundo. 

É um lugar atraente em qualquer época do ano, não se limita apenas ao esqui e snowboard. Graças ao amplo cenário natural, no verão dá para fazer rapel e escalada nas montanhas, mountain bike e trilhas nos parques e florestas, rafting nas corredeiras, passeios de barco pelos rios e muito mais.